Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

terça-feira, 17 de março de 2009

JOGO DA MEMÓRIA - VIDA DE EUCLIDES DA CUNHA


Professor: Erenita Pietrani

Aplicação: Ensino Fundamental I


Como Jogar:
Dividir a turma em grupos pequenos.


Cada aluno levanta duas cartas com a finalidade de encontrar o par.


O aluno deve procurar os pares de cartas através dos desenhos. Quando encontrar lê as informações para os outros colegas do grupo.



Após o jogo, ainda em grupo, os alunos fizeram algumas atividades relacionadas à Matemática, como por exemplo:
· Escrever por extenso o ano que Euclides da Cunha nasceu, morreu, casou, etc.
· Colocar em ordem crescente e decrescente alguns anos.
· Calcular quantos anos viveu Euclides da Cunha, quantos anos ele tinha quando nasceram seus filhos, etc


quarta-feira, 11 de março de 2009

EM TEMPO...




A abertura do ano letivo contou com a presença da professora Anabelle Loivos, coordenadora do Projeto '100 Anos sem Euclides da Cunha" no EPEC (Encontro de professores do Colégio Euclides da Cunha). Neste encontro os professores do Colégio foram apresentados ao Projeto e desafiados a integrá-lo através de suas atividades, desenvolvidas durante todo ano letivo.


A visita da professora Anabelle foi um reencontro com o nosso Colégio, uma vez que ela já integrou o nosso quadro de professores ao iniciarmos o segmento de Ensino Médio. Sua capacidade e dedicação resultaram na conquista de novos espaços e realizações, mas sua história ainda está entrelaçada a história do Colégio - o que para nós é um orgulho.


segunda-feira, 9 de março de 2009

CONVERSANDO SOBRE... CANTAGALO







Hoje recebemos a visita do professor e hitoriador cantagalense, Gilberto Cunha, que partilhou conosco parte de seu acervo fotográfico e documental sobre a cidade, bem como inspirou nossos alunos com seu conhecimento sobre nossa história.




Em uma conversa descontraida, o professor Gilberto Cunha respondeu diversas perguntas propostas por alunos e professores, ajudando-nos a esclarecer dúvidas e redescobrir fatos e personalidades de Cantagalo. Parte destas informações ainda serão sistematizadas por nossos alunos a fim de serem divulgadas para toda comunidade escolar.




Com as fotos cedidas pelo professor, foi montada uma pequena exposição a fim de que os alunos conhecessem um pouco do "Cantagalo antigo". Para que fosse possível uma comparação entre diferentes épocas, os alunos puderam, também, observar fotos atuais, tiradas de ângulos semelhantes ao das fotos antigas.




Para todos nós foi uma experiência enriquecedora e um momento de significativa troca de experiências, conhecimentos e informações. Resta-nos agradecer, mais uma vez, ao professor Gilberto Cunha por sua disponibilidade e atenção com o nosso Colégio.

domingo, 8 de março de 2009

PARABÉNS CANTAGALO







9 DE MARÇO - 195 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA DE CANTAGALO


Parabéns ao nosso município por 195 anos de história!



Durante esta semana, em nosso Colégio vai acontecer:
- "Bate-papo" sobre Cantagalo, com as visitas do professor Gilberto Cunha (Ensino Fundamenltal II e Médio) e do pesquisador Henrique Bon (Ensino Fundamental II);


- Maratona "Cantagalo em verso e cor - Um canto que encanta" (um desafio aos alunos para que mostrem o seu olhar sobre Cantagalo)


Fotos: Prédio da Câmara Municipal, na Rua Chapost Prevost; detalhe da torre da Igreja Matriz, com a Praça João XXIII ao fundo (a partir do morro do Cruzeiro); visão panorâmica do centro da Cidade de Cantagalo (a partir do morro do Cruzeiro).

segunda-feira, 2 de março de 2009

REDESCOBRINDO A TERRA














Mais imagens elaboradas pelos alunos na atividade "Redescobrindo a Terra", descrita na postagem anterior.
Valeu pessoalzinho!!!




Vale parabenizar aos alunos do 9º ano pelo envolvimento e capricho no desenvolvimento das atividades propostas.

REDESCOBRINDO A TERRA

















Desenvolvimento: Fabiana Corrêa
Disciplina: Biologia
Série de aplicação: 9º ano do Ensino Fundamental


“100 anos sem Euclides da Cunha” - Redescobrindo a Terra

Leia atentamente os trechos abaixo, transcritos do livro “Os sertões”, de Euclides da Cunha.



Trecho I

“(...) É uma paragem impressionadora.
(...)
As forças que trabalham a terra atacam-se na contextura íntima e na superfície, sem intervalos na ação demolidora, substituindo-se com intercadência interminável, nas duas estações únicas da região.
Dissociam-se nos verões queimosos; degradam-na nos invernos torrenciais. (...)”

Trecho II

“(...) Varada a estreita faixa de cerrados, que perlogam aquele último rio, está-se em pleno agreste, no dizer expressivo dos matutos: arbúsculos quase sem pega sobre a terra escassa, enredados de esgalhos de onde se inropem, solitários, ceréus rígidos e silentes, dando ao conjunto a aparência de uma margem de desertos. (...)”
arbúsculos: arbustos minúsculos enredados: entrelaçados
esgalhos: galhos tortuosos ceréus: tipo de cáctus
silenes: silenciosos

Trecho III

“(...) Ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar, agride-o, estonteia-o, enlaça-o na trama espinescente e não o atrai, repulsa-o com as folhas urticantes, com os espinhos, com os gravetos estalados em lanças; e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço, ou estirando flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante....”
espinescente: cheio de espinhos
urticante: que produz ardor, irritação na pele



ATIVIDADES

1- Em uma primeira leitura, o texto denso e ricamente elaborado produzido por Euclides da Cunha pode afastar os leitores menos atentos e não afeitos a um desafio. No entanto, mergulhar em suas construções literárias equivale a uma transposição ao ambiente por ele descrito. Como você é um bom leitor, este é o seu desafio: traduzir em novas palavras e imagens os trechos transcritos acima.





Reescreva, com suas palavras, cada um dos trechos acima nas folhas recebidas e, em seguida, o ilustre, de acordo com as imagens que lhe foram sugeridas pela leitura.





Algumas das ilustrações produzidas pelos alunos encontram-se acima.

2- De acordo com a leitura realizada, e a atividade que acabou de fazer, responda as questões abaixo:

a) Você consegue “visualizar” o ambiente físico descrito por Euclides da Cunha? Por quê?
b) A qual região geográfica o texto se refere?
c) Enumere 5 elementos do texto que permitem confirmar a resposta da questão anterior.
d) As condições atuais deste ambiente são as mesmas que as descritas por Euclides da Cunha? Justifique.



Observações:
- Os alunos fizeram uma leitura preliminar do texto, apresentando dificuldade na sua compreensão. Desta forma, foi feita uma leitura coletiva onde as particularidades da linguagem e das expressões foram exploradas de forma a conduzir o aluno a um entendimento melhor do texto e da proposta de trabalho.
- Neste momento os alunos foram estimulados, também, a verbalizar suas primeiras impressões sobre o texto. Uma aluna considerou que a linguagem usada por Euclides da Cunha era ”poética e metafórica para apresentar a terra” (como no trecho “ao passo que a caatinga o afoga...”).