Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

sábado, 25 de abril de 2009

A Exposião vai à Praça







Sábado, 18/04, a Exposição foi transferida para Praça João XXIII, por ocasião da inauguração de sua nova iluminação.



A noite foi animada por música ao vivo e pela presença dos membros da ASEXCA, que dançaram todo o tempo.



Muitas pessoas, que ainda não tinham visitado a Exposição pode aproveitar para recordar os bons tempos de escola e conhecer um pouco da história de Cantagalo.

EXPOSIÇÃO CONHECENDO O PASSADO PARA ECSREVER O PRESENTE











Durante o Café com Euclides, no dia 16/04, os presente puderam visistar a Exposição e apreciar o tabalho desenvolvido pelos alunos.
Cada painel retratou um pouco da nossa própria história e mostrou, também, o olhar e sentir dos nossos alunos alunos pelo presente em Cantagalo.
Os textos produzidos pelos alunos para a Esposição serão postados posteriormente.


Durante todo dia 17/04 a Exposição foi visitada por alunos e professores diferentes escolas do município, tais como Escola Municipal Prof. Ewandro do Valle Moreira, Colégio Estadual Maria Zulmira Torres, Colégio Estadual Lameira de Andrade, PET, além de alunos e professores do nosso Colégio.
Além da Rede de ensino, a exposição também foi visitada por diferentes pessoas da comunidade.

O Presidente da Câmara Municipal de Cantagalo, o Vereador Ciro, esteve presente à exposição e mostro seu interesse no desenvolvimento das atividades do Ano Nacional de Euclides da Cunha.








Oficina de conto







Como parte da programação do Café com Euclides e da Exposição Conhecendo o passado para escrever o presente, a escritora Flavia Melo ministrou uma oficina com o conto "A testemunha".
Este conto, escrito por Flavia Melo, retrata os instantes finais de Antônio Conselheiro, sendo portanto baseado na obra "Os Sertões", de Euclides da Cunha.
Os professores presentes à oficina tiveram o prazer de partilhar uma leitura envolvente e emocionante, além de receberem o suporte pedagógico oferecido pela escritora para que o conto possa ser trabalhado posteriormente com os alunos.
Além de professores do Colégio Euclides da Cunha, estiveram presentes a Professora Anabelle Loivos e a Sra. Ruth Farah.
Ao final da Oficina, a escritora ofereceu aos participantes um exemplar se livro "Metáforas".
A esqupe do Colégio Euclides da Cunha agradece a escritora Flavia Melo por sua disponibilidade, atenção e delicadeza, fatores essenciais e determinantes do sucesso de sua participação em nosso evento.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Projeto "100 Anos em Euclides da Cunha"

A Professora Anabelle Loivos, Coordenadora do Projeto "100 Anos Sem Euclides da Cunha" lembrou a todos os presentes ao Café com Euclides a importância da celebração do Ana Nacional de Euclides da Cunha", ressaltando a necessidade de Cantagalo, berço do escritor, não fugir à responsabilidade para com esta data.

Homenagens







A Sra. Ruth Farah Lutterbach brindou os presentes ao Café com Euclides com uma belíssima poesia sobre Euclides da Cunha, ressaltando antes da apresentação que a mesma já havia sido apresentada na Semana Euclidiana, em São José do Rio Pardo.


A Sra. Maria Marlena Mulin Assis relembrou os bons tempos do Colégio e do Ginásio Euclides da Cunha, causando emoção aos ex-alunos presentes.
Fotos:
- Ex-alunos do Colégio/Ginásio Euclides da Cunha
- Sra. Ruth Farah Lutterbach
- Sra. Maria Marlena Mulin Assis

Elegia ao Vingador do Impossível







A escritora e poetisa Flavia Melo, residente em Cordeiro, apresentou um belíssimo poema em homenagem a Euclides da Cunha - "Elegia ao Vingador do Impossível". Para que sua apresentação fosse possível, Flavia Melo contou com o apoio do Sr. Alessandro Concencio, Diretor de Cultura do Município de Cordeiro e da Sra. Albina Salgado, Secretária de Cultura do Município de Cordeiro. Com um gesto de delicadeza e bom gosto, a escritora levou diversos exemplares de seu poema para distribuir aos presentes. O Colégio Euclides da Cunha foi presenteado com o poema apresentado em um banner.



Desta forma, não podemos deixar de agradecer ao nosso município vizinho, Cordeiro, por estar irmanado nesta homenagem ao nosso escritor maior, Euclides da Cunha.



Uma dica especial é visitar o site de Flavia Melo, onde o leitor poderá se encantar com diferentes textos carregados e beleza e emoção.



Fotos:
- Equipe de Direção e Coordenação do Colégio Euclides da Cunha, com Bebeto Consídera (Seretário de Turismo de Cantagalo), a escritora Flávia Melo, seu marido Joaquim Daflon e sua irmã Fernanda Bianquini, Anabelle Loivos (Coordenadora do Projeto "100 Anos em Euclides da Cunha") e Alessandro Concencio (Diretor de Cultura do Município de Cordeiro).
- Flavia Melo com Jader Vieitas.
- Flavia Melo apresentando o poema "Elegia ao Vingador do Impossível".

Café com Euclides




O Café com Euclides foi um sucesso!




A presença inspiradora e aglutinadora de Euclides da Cunha fez-se vívidamente presente em nosso encontro. Através dos trabalhos desenvolvidos por alunos e pofessores, do clima de envolvimento cultural e do resgate da nossa memória afetiva partilhamos de momentos de conhecimento e sabedoria.




As turmas da Ensino Fundamental I destacarm-se em suas apresentação musicais. Os alunos formaram dois Corais: um apresentou a Marcha de Cantagalo (ensaiados pela Coordenadora Cynthia Paiva) e o outro apresentou uma música composta pela aluna Evelyn Nascimento, do 9º ano, especialmete para a ocasião (que os acompanhou ao teclado).




sexta-feira, 10 de abril de 2009

MEMÓRIAS


Projeto: Memórias
Profª Roberta
Ensino Fundamental I

Desde o dia 10 de fevereiro do corrente ano foi-se desenvolvendo junto a turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, na disciplina de Língua Portuguesa, uma série de atividades que buscavam ressaltar a importância da memória para a vida de todos nós.

O início desse pequeno projeto passou por fragmentos da vida do escritor Euclides da Cunha, seguiu com os textos “Guardar” de Antônio Cícero e “O baú secreto da vovó”, conto de Heloisa Prieto. A partir desses textos, os alunos foram convidados a trazer para a sala de aula objetos que fizessem parte de suas lembranças e que, consequentemente, eram importantes na vida deles.

O sucesso da atividade foi tamanho que, a partir dessa experiência, ficou decidido que deveríamos estender esse tema. Assim, pensamos e resolvemos fazer uma entrevista com alguém que já tivesse algumas experiências a mais para nos ensinar!

Convidamos a avó da aluna Olívia, a senhora Ayr Cozendey Higino, conhecida popularmente como “Isota” que nos atendeu prontamente. O roteiro da entrevista foi elaborado pela turma e, no dia marcado, os próprios alunos a entrevistaram. Foi muito emocionante !!! Inesquecível! Certamente não somos mais os mesmos desde esse dia tão caloroso.

O projeto desenvolvido tem como objetivos observar, descrever e comparar o modo de vida em diferentes tempos, perceber a importância de diferentes objetos do cotidiano na reconstrução da história, além de valorizar o idoso, considerando suas lembranças como fontes de documentação para estudo da memória popular.

Entrevista

1- Do seu tempo de criança até os dias de hoje muita coisa mudou. Fale sobre algumas dessas mudanças.
Não havia luz elétrica, andávamos a pé para ir à escola e eu trabalhava na lavoura para ajudar em casa.

2- De quê a senhora brincava? Qual a sua brincadeira preferida?
Eu brincava muito de boneca e roda, mas o que eu realmente gostava era de brincar de boneca.

3- Como foi sua vida escolar?
Só pude ir à escola com dez anos, pois precisava ajudar em casa. As aulas aconteciam até aos sábados. As turmas e as filas eram separadas de acordo com o sexo (meninos para um lado e meninas para outro).Todos os dias cantávamos o hino nacional e também a tabuada.

4- Como se relacionava com seus professores?
Na minha época, havia apenas uma professora (Irene Bard), eu a respeitava e gostava muito dela.

5- O que a senhora mais gostava de fazer na escola? Tinha medo de alguma coisa?
Eu gostava de tudo na escola e o que me dava medo era a palmatória.

6- De quê a senhora sente mais saudade?
Sinto saudades da época em que meus filhos eram pequenos.

7-Como a senhora se vestia na sua infância?
Eu tinha poucas roupas e elas eram separadas de acordo com a ocasião. Roupas novas eram usadas somente para sair.

8- Qual era a sua comida preferida?
Sempre gostei muito de verduras.

9- Como era o seu uniforme escolar?
Eu usava uma saia azul marinho toda pregueada com uma blusa branca de botão. Havia no bolso da blusa o emblema da escola.

10- Alguma vez a sua professora usou a palmatória na senhora?
Quase. Foi num dia em que, sem querer, eu quebrei o despertador da sala.

11- A senhora usou roupa curta quando era jovem?
Usei saia no joelho, mas nunca usei calça comprida.

12- Como era a casa da senhora no seu tempo de criança?
Não era uma casa boa. Era de chão, feita com barro e ripas. Ainda assim, eu gostava dela.

13- A senhora tinha algum animal de estimação? Qual seria o nome dele?
Eu tinha um cachorro muito esperto. Ele servia até de carteiro! Eu colocava preso em sua coleira alguns bilhetinhos para que ele levasse até a casa da minha irmã, pois ele sabia o caminho. Seu nome era Dorli.

14- Qual era a sua música favorita? E o (a) cantor (a)?
A minha música favorita era Aurora e o cantor é ainda o Fábio Junior.

15- Como eram os carros em sua época de criança?
Não havia carros aqui. Eram usados apenas carros de boi.

Culminância do projeto

As crianças foram desafiadas a construir uma redação sobre a temática abordada.
Vimos, na última aula, a conclusão do projeto sobre a importância da memória em nossas vidas. Aprendemos muito com a presença da “vovó” Isota. Agora, escreva sobre esse dia tão legal.

EXPOSIÇÃO CONHECENDO O PASSADO PARA ESCREVER O PRESENTE


Com o desenvolvimento do Projeto Conhecendo Passado para Escrever o Presente, pretendemos promover diferentes atividades que possibilitem ao nosso aluno a exploração curiosa e produtiva da história do nosso município, resgatando valores da nossa cultura e refinando o gostar e orgulhar-se de nosso Cantagalo.

Entrelaçando nossa História

Com esta atividade pretendemos resgatar a memória afetiva do Ginásio Euclides da Cunha, promovendo a aproximação entre ex-alunos do Ginásio Euclides da Cunha e alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Euclides da Cunha.
A exposição conta com:
. Textos produzidos pelos alunos, a partir de entrevistas e pesquisa bibliográfica.
. Fotografias dos encontros com ex-alunos do Ginásio Euclides da Cunha.

. Fotografias e documentos cedidos pelos entrevistados.
. Homenagem ao Professor Manoel Vieira Batista, fundador do Colégio Euclides da Cunha.

Cantagalo, um canto que encanta

Motivados pela comemoração dos 195 anos de emancipação político administrativa de Cantagalo, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio foram estimulados a explorar o seu próprio olhar e sentir a nossa cidade, o nosso município.
A presente conta com:
. Fotografias e textos produzidos pelos alunos.


Cantagalenses da Ciência


Além de pólo econômico, por décadas no século XIX, Cantagalo foi berço de importantes personalidades do mundo acadêmico e científico no Brasil e no mundo. Dentre estas, destacam-se Euclides da Cunha, Chapot Prevost e Rodolfo Albino.
A partir de pesquisa bibliográfica, os alunos desvendaram a vida e a obra destes ilustres “filhos de Cantagalo”.

Mulheres Cantagalenses

Esta atividade foi realizada pelos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em comemoração aos 195 anos de emancipação político administrativa de Cantagalo e ao dia Internacional da mulher. Buscamos envolvê-los no registro de histórias de vida de mulheres que nasceram em Cantagalo, escreveram e continuam escrevendo a história do nosso município. Mulheres valentes, famosas ou anônimas.
A exposição conta com:
. Registro das histórias orais das mulheres entrevistadas.

Cantagalo em verso e cor

Embarcamos numa aventura de descobertas pelas imagens de Cantagalo. Nessa viagem o historiador Henrique Bon nos apresentou algumas curiosidades sobre o nosso Município e aguçou o nosso olhar para o Cantagalo antigo e atual.
Assim os alunos do Ensino Fundamental I, juntamente com suas famílias, foram convidados a fotografarem imagens de Cantagalo. Nas turmas trabalhamos com a linguagem dos postais e cada criança produziu o seu postal a partir da imagem que escolheu, dando o seu “toque” pessoal. Em seguida construíram versos que expressam sentimentos pela nossa terra.
A presente exposição conta com:
·Cartões-postais e poemas produzidos pelos alunos.

CAFÉ COM EUCLIDES

Como culminância dos projetos pedagógicos desenvolvidos durante o 1º biemstre, vamos realizar, na próxiam semana, os seguintes eventos:
. CAFÉ COM EUCLIDES
16/04, às 19h - No Auditório da ACIACAN
Abertura da Exposição "Conhecendo o Passado para Escrever o Presente"
. Exposição: Conhecendo o Passado para Escrever o Presente
17/04, de 8 às 11h e de 13 às 17h - No Auditório da ACIACAN
. Oficina com o conto "A Testemunha", da escritora Flávia Melo (que irá ministrar a oficina)
(Para confirmar a participação na oficina, favor entrar em contato com a Secretaria do Colégio, no tel 22-25554166)
Somado à exposição dos trabalhos elaborados pelos alunos do Colégio Euclides da Cunha, será possível a visitação a coleções particulares de fotos e documentos sobre Cantagalo.
No Sábado, à noite, a Exposição será transferida para a Praça João XXIII, quando será inaugurada a sua nova iluminação. Este evento, do qual faremos parte, será promovido pela ACIACAN e pela Secretaria Municipal de Turismo de Cantagalo.