Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Entrevistas com ex alunos do Colégio Ginásio Euclides da Cunha

A partir das entrevistas realizadas com os ex alunos do Colégio / Ginásio Euclides da Cunha,
os alunos produziram textos relatando suas descobertas.

Alguns destes textos encontram-se nas postagens anteriores.

TEXTO COLETIVO - 8º ANO - ENTREVISTA COM EX ALUNOS

Ginásio Euclides da Cunha

O Ginásio desperta muita emoção em todos os entrevistados. Lembranças de um tempo de muito coleguismo e respeito mútuo e de amizades verdadeiras que foram construídas dentro de um ambiente fraterno.
Sempre que se referem aos professores, alguns nomes são lembrados com muita saudade: Alcides Carlos Ventura, Maria de Lourdes Dietrich Gonçalves, Amélia Tomás os mais citados pela dedicação e organização para com seus alunos.
A história do Ginásio se funde com a vida particular de muitos dos entrevistados, pois muitos casamentos se originaram de namoros estudantis e de paqueras entre as turmas.
Chamaram atenção também para o interior da escola, como era o seu cotidiano, a construção da prática escolar. Destacaram como ponto fundamental a disciplina rígida e a regras que sempre eram cumpridas por todos sem serem questionadas ou discutidas. Percebe-se assim, um discurso afetivo em relação ao Ginásio Euclides da Cunha. Os entrevistados têm a consciência que desempenharam um papel social no espaço público que consideram relevante, os que lhes provoca um sentimento de realização pessoal e tranqüilidade.


Texto Coletivo
8º ano do Ensino Fundamental
Professora Marcela

TEXTO COLETIVO - 7º ANO - ENTREVISTA COM EX ALUNOS

Ginásio Euclides da Cunha

Os ex-alunos do Ginásio Euclides da Cunha entrevistados eram senhores e senhoras entre 60 e 88 anos, que estudaram em ter 1937 e 1967. Em sua maioria, estudaram nas décadas de 50 e 60.
Primeiramente, o Ginásio localizava-se onde hoje é o Lar de Meimei. Era um prédio antigo e lindo, com muitas salas e um portão bem grande.
Depois o então ginásio, transformou-se em Colégio Euclides da Cunha e foi transferido para onde é hoje o Banco do Brasil. O prédio era um sobrado antigo, com carteiras também antigas, muitas salas, um pátio grande onde era praticado o futebol e voleibol. Na frente do prédio haviam várias sacadas. O diretor morava no colégio.
Muitos professores foram lembrados, como Dona Dulce Barros, Dona Maria de Lourdes... (mais marcante)
Esses professores foram lembrados, principalmente por serem exigentes, pelo profundo conhecimento que tenham, pela dedicação e por nos ensinarem o amor aos estudos e à pátria.
A rotina do colégio foi lembrada. As aulas começavam às 7h e terminavam às 12h, todos os dias cantava o Hino Nacional. Na sala de aula os alunos respeitavam os professores e só podia falar quando solicitado pelo professor.Os alunos eram obedientes e a rotina tranqüila. Quando o professor entrava em sala os alunos levantavam.
As aulas eram copiadas do quadro, pois não havia copiadoras.Escrevia-se muito no quadro e os alunos “decoravam” muitas matérias, havia provas, escritas, eram copiadas em papel almaço pelo aluno e também havia provas orais.
Os eventos naquela época eram belíssimos, tais como desfiles escolares, em que os alunos compareciam devidamente uniformizados. Ficou na memória o desfile escolar na cidade de Niterói. Certa vez, em um desfile escolar na cidade escolar, os alunos compareceram com uma lanterna acesa na mão, cantando o hino Francês.
Outros eventos eram as Festas Juninas, os desfiles da Rainha do euclides, Moda, e Procissões as Semana Santa, quando os alunos compareciam uniformizados e as comemorações de datas cívicas. Mas, o que marcou mesmo, para muitos, foram os Jogos Esportivos. Os campeonatos eram comandados pelos professores Ewandro e Ferreira. O time de voleibol era excelente destacando-se: Dona Carmem e Margarida Kautscher. Havia treinos para os campeonatos entre os colégios.
Aquilo que mais deixou saudades entre os ex-alunos foi o convívio com os colegas e professores, pois a saudade é eterna, a alegria de conviver com eles. Por incrível que pareça, alguns sentem saudades dos apertos que passavam nas provas. As paradas escolares e brincadeiras também deixaram saudades...
Todos têm orgulho de terem sido alunos do Colégio Euclides da Cunha.


Texto coletivo
7º ano do Ensino Fundamental II
Professora Ludmar

TEXTO COLETIVO - 3º EM - ENTREVISTA COM EX ALUNOS

Ginásio Euclides da Cunha

Visando resgatar os valores da nossa cultura e refinando o gostar e orgulhar-se de nosso Cantagalo, alunos do 3º ano do Ensino Médio realizaram entrevistas com ex-alunos e professores que conheciam o antigo Colégio Euclides da Cunha a fim de entrelaçar histórias.
O antigo Colégio localizava-se no centro da cidade ao lado do Cantagalo Turismo Hotel, atual Banco do Brasil. O prédio possuía uma arquitetura antiga com entrada por um grande portão dando seqüência a um corredor, que chegava até o pátio, passando pela secretaria e algumas salas que ficavam no térreo.
Os ex-alunos relataram que a rotina escolar era rígida. As aulas eram ministradas de segunda a sábado, havia muita exigência na disciplina e rigor em relação ao uso do uniforme. Muitas comemorações cívicas eram acompanhadas pelos alunos uniformizados.
Como curiosidades podem ser destacadas que no verão as aulas de Educação Física eram às 5h da manhã e que uma das entrevistadas estudou com a neta de Euclides da Cunha.
O fato desse colégio ter se destacado na região e carregar o nome de um grande escritor brasileiro fluminense, cujas obras são conhecidas pelo mundo afora, envaidece e orgulha os alunos que lá estudaram.


Texto coletivo
3º ano Ensino Médio
Professora Karine

TEXTO - 2º EM - ENTREVISTA COM EX ALUNOS

Encontro com ex-aluno

Após descobrir que a mãe da minha professora de Português estudou no Ginásio Euclides da Cunha, eu e meus monitorandos marcamos um dia para fazermos uma entrevista com ela.
Chegamos à casa da entrevistada Edma Therezinha de Mello Lameirinhas às 13 horas do dia 18/03. Fomos muito bem recebidos e, com sua grande simpatia, logo nos sentimos à vontade.
Começamos a entrevista e ela nos contou como era o Ginásio na época (1952 – 1959), como era o prédio, os alunos, os professores, os funcionários, o sistema de ensino, os eventos, etc. Nos contou, também, como o Colégio era rígido, diferente das escolas de hoje em dia, com relação ao uniforme e comportamento.
A entrevista foi muito proveitosa, pois eu pude compara a escola de hoje com a de antigamente, e percebi que por mais que o tempo passe, os adolescentes de hoje continuam muito parecidos com os de antigamente, só muda a época em que vivemos.

Maíra Ecard
2º ano do Ensino Médio
Professora Ludmar Lameirinhas Longo

TEXTO - 2º EM - ENTREVISTA COM EX ALUNO

Depoimento

No dia 15/03 eu fui à casa de minha avó Ruth Farah logo após o almoço.Ela me recebeu muito bem e disse que era um prazer poder ajudar.
Ela achou muito legal o trabalho proposto pelo Colégio, valorizando arte da história de Cantagalo. Ela estudou por 5 anos no Colégio Euclides da Cunha (de 1943 a 1947), disse que se lembrava de muitos colegas e professores, os quais, a maioria já morreu. Ela contou que na época era feito o Concurso da Rainha dos Estudantes, havendo depois a coroação em um baile. Contou que tinha aula de Francês e várias outras matérias legais.
Eu aprendi grande parte da história do Colégio, que é interessante.


Sétimo Leopoldo Campanati Lutterbach
2º ano do Ensino Médio
Professora Ludmar Lameirinhas Longo

TEXTO COLETIVO - 6º ANO - ENTREVISTA COM EX ALUNOS

O Ginásio

Muitas coisas marcaram aquele tempo...
Os ex-alunos sentem saudades dos professores, dos amigos, das aulas de teatro, esportes, canto e Latim. No Ginásio tinha professores muito bravos, que mandavam os alunos ajoelharem no milho, davam palmadas com régua. Outro castigo era copiar 500 vezes “Não devo brigar com meu colega”.
Teve até um aluno que fugiu do Ginásio na hora do recreio.
O Ginásio tinha a rotina normal, porém com muita disciplina. Os eventos eram de caráter patriótico, além dos alunos participarem de peças teatrais e de jogos estudantis.
No dia 7 de setembro eles desfilavam na avenida de Niterói.
A professora que dá mais saudades aos alunos é a Professora Maria de Lourdes Dietrich Gonçalves.
Descobrimos isso tudo graças às informações dadas por Fany Pinheiro Teixeira Abrahim, Aristides Arnaldo Teixeira e Jorge Rodrogues Ferreira, ex-alunos do Ginásio Euclides da Cunha.


Vitor, Ruan e Guilherme Matheus
6º ano do Ensino Fundamental
Professora Ludmar Lameirinhas Longo

TEXTO COLETIVO 6º ANO - ENTREVISTA COM EX ALUNOS

Saudades daquele tempo...

Muitas coisas marcaram aquele tempo, no Ginásio Euclides da Cunha.
As aulas, naquele tempo, eram bastante expositivas e escrevia-se bastante no quadro. Havia provas escritas e orais, os alunos decoravam muitas matérias.
As festas eram, em geral, nas datas cívicas. O que mais agradava era a prática de esportes, as competições, etc. Quem não jogava, torcia.
Os ex-alunos sentem saudades dos colegas e da hora do recreio, quando iam ao Jardim.
Alguns se lembram dos castigos, que eram bastante rigorosos. Esses castigos eram a palmatória e ajoelhar no caroço de milho.
Descobrimos todo isso graças às entrevistas dadas por Ângela Araújo de Souza, Selme Maria Santarém Fernandes Braga, Eulemia Souza de Paula e Bernadete Farah Sabb Machado.


Amadeu, Giovanni e Felipe Paula
6º ano do Ensino Fundamental
Professora Ludmar Lameirinhas Longo

TEXTO COLETIVO - 6º ANO - ENTREVISTA COM EX ALUNOS

Euclides da Cunha

Os ex-alunos sentem muitas saudades dos professores, que eram os melhores da região. As Festas Juninas muito animadas, os aniversários que eram comemorados na quadra, excursões para lugares incríveis, campeonatos de vôlei e futebol, além de muitas outras coisas.
O que mais deixa saudades eram os colegas que levavam muitas lembranças no último dia de aula.
O Colégio era tão respeitado porque a disciplina era muito boa, porque todos os alunos se formavam e quando viraram adultos tiveram empregos muito bons.
Eles disseram que um aluno fugiu e nunca mais voltou.
Descobrimos tudo isso graças às informações dadas por Jorge Farah e Ângela Araújo de Souza, ex-alunos do Euclides da Cunha.

Lucas e Bernardo
6º ano do Ensino Fundamental
Professora Ludmar Lameirinhas Longo

TEXTO COLETIVO 6º ANO - ENTREVISTA COM EX ALUNOS

Ginásio Euclides da Cunha

Muitas coisas marcaram aquele tempo no Ginásio Euclides da Cunha, as aulas, os desfiles, os professores, os eventos, os amigos, peças teatrais, aulas de música e competições esportivas.
Os ex-alunos sentem saudades das bagunças que faziam nas salas amplas, da Direção do Ginásio, do pátio e de muitas outras coisas.
Alguns dos professores mais marcantes foram: Professor Romildo, Professora Maria José, Professor Ricker. A professora Alba Maria marcou por seus diferentes modos de explicar e por ter muita capacidade para transmitir conhecimento aos alunos.
Os ex-alunos tem orgulho de ter estudado no Ginásio pois ele era o melhor da região e de lá saíram grandes oportunidades, além de levar o nome de um grande cantagalense.
Descobrimos isso tudo graças às informações dadas por Eva Maria de Paula Bom, Helson Sally e Jucelma Vieitas de Moraes Lisboa.


Laís, Larissa, Valkyrian e João Vitor
6º ano do Ensino Fundamental
Professora Ludmar Lameirinhas Longo

TEXTO COLETIVO 6º ANO - ENTREVISTA COM EX ALUNOS

Saudades daquele tempo...


O Ginásio Euclides da Cunha foi o primeiro Ginásio fundado em nossa região, em 1936.
As aulas aconteciam de 7 às 11 h da manhã.
Na hora do recreio, meninos e meninas ficavam separados.
Havia grandes eventos, como os desfiles escolares e as formaturas, que os alunos adoravam. Uma festa marcante era a Festa Junina.
Um grande professor foi o Professor Ferreira, um grande professor de Português,que usava muito bem as categorias gramaticais, ensinava com grande saber e tinha conhecimento de Latim. Outro grande professor foi o Professor Batista, muito exigente em suas aulas de Francês, em que as matérias tinham que ser passadas a limpo.
Muitos alunos sentem faltas dos colegas e professores já falecidos. Era o tempo em que se ensinava e aprendia com prazer e os professores eram tratados com grande respeito, havendo muita disciplina.
Essas informações foram descobertas graças a Lincon Eugênio Machado Vieira e Aluisio Nivaldo Falcão.

Felipe Marques Palma e Nicholas A.G. Faria
6º ano do Ensino Fundamental
Professora Ludmar Lameirinhas Longo

TEXTO COLETIVO 1º EM - ENTREVISTA COM EX ALUNOS

Qual o seu nome?
Onde estudou?

As respostas a estas e outras perguntas foram fundamentais para a construção do nosso conhecimento sobre o Ginásio Euclides da Cunha. Os alunos daquela época, desde cedo, entendiam-se como sujeitos conscientes e capazes de desenvolverem e se organizarem no espaço escolar.

Observamos que todos os conhecimentos adquiridos eram frutos da interação professor / aluno / família, com intervenções pedagógicas eficientes e eficazes para que o aluno pudesse ampliar sua perspectiva de mundo.

Ficamos sabendo que alguns entrevistados foram professores de nossos professores, o que diminuiu a distância de tempo entre nós e o Ginásio. Isso nos mostrou que nossos mestres são capazes de oferecer caminhos para que sejamos capazes de construirmos nosso próprio conhecimento.

Texto coletivo
1º E.M.
Professor: Maria de Jesus Cruz Campanati