Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Festa Junina


Nossa Festa Junina foi um sucesso!!!

Muita alegria, danças e apresentações, comidas e bebidas típicas, além do correio elegante.

Temos que agradecer o empenho de todos os professores, funcionários e o envolvimento de pais e alunos. O sucesso só foi possível porque a festa foi de todos nós.

Um agradecimento especial para a turma da ornamentação - pela beleza dos cenários e para a turma dos quitutes - pelo sabor de Brasil que proporcionou a todos nós.

Show Marinho do Euclidinho!!!!

Essa garotada do Euclidinho é "tudo de bom"!!!

Como atividade integrante do Projeto Brasil de muitos brasis, a garotada do Euclidinho foi conhecer um pouco da biodiversidade marinha da melhor forma possível: uma aula prática, com biólogos, na praia da Urca, no Rio de Janeiro.
Aprender assim é fácil e gostoso!
Nesta aula, os alunos puderam conhecer diferentes espécies da fauna marinha, como cavalo marinho, estrela do mar, pepino do mar, baiacu...

Para completar a atividade pedagógica, após o almoço, os alunos visitaram, também, ao Zoológico.

domingo, 22 de agosto de 2010

Ponto alto...











O ponto alto do Seminário foi a apresentação do vídeo com as imagens da excursão pedagógica ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Durante a apresentação, os alunos riram ao recordarem determinadas situações, cantaram e dançaram... tudo em clima de descontração e confraternização.

Ensino Médio








Os alunos do 3º do Ensino Médio abriram o Seminário apresentando para os colegas aspectos conceituais de biodiversidade, especificações relativas à biodiversidade brasileira e implicações econômicas que viabilizam a utilização da biodiversidade para agregar valor à diferentes comunidades. Para esta atividade, os alunos forma orientados pela professora Fabiana Corrêa.

Os alunos do 2º EM, sob orientação da professora Fabiana Corrêa, desenvolveram uma apresentação baseada em um passagem do livro Cantagalo, do historiador Clélio Erthal, apresentando a paisagem natural de Cantagalo nos tempos em que a região era denominada Sertões de Macacu. Foi foco, também, da apresentação dos alunos, um estudo dos índios que habitavam a região, bem como da fauna e flora encontradas nesta área de Mata Atlântica.

Finalizando o trabalho, os alunos compararam o ambiente da nossa região atual com o que era encontrado há 200 anos atrás e propuseram medidas para minimizar os efeitos negativos sobre nosso ambiente natural.
Sob orientação da professora Angela Campanati, os alunos do 2º ano do Ensino Médio, produziram clipes musicais apresentando a biodiversidade de fauna e flora brasileira.

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio, orientados pelas professoras Fabiana Corrêa e Gabriela Monnerat, apresentaram o trabalho "Luz e Verso sobre as árvores do Jardim", onde aliaram a pesquisa botânica de alguns espécimes do Jardim (Praça João XXIII) com fotografia e poesia.

Além da apresentação áudio visual, os alunos elaboraram um álbum com as belas imagens captadas durante o trabalho e as suas poesias.

Todos os alunos do Ensino Médio participaram de um Concurso de fotografia, cujo tema era pôr-do-sol, organizado pela professora Lineze Pecly. As fotos vencedoras foram escolhidas através voto, por toda comunidade escolar.

ENSINO FUNDAMENTAL II











Os alunos do Ensino Fundamental 2 dividiram-se em diferentes atividades.

Para o 6º e 7º ano as atividades foram focadas na diversidade brasileira de...
... fauna
... flora
... povo.
Os trabalhos desenvolvido foram expostos na forma de painéis, álbuns e jogos.

Para os alunos do 8º ano as atividades dividiram-se entre a diversidade da rica alimentação brasileira, seguindo características regionais e sendo influencida pelos processos de imigração. A turma caprichou montando um deliciosa mesa de guloseimas, com as mais variadas receitas: de pudim de açaí à geleia de casaca de banana. Esta atividade foi orientada pela professora Gislaine Herdi.

Sob orientação da professora Angela Campanati, os alunos desta turma desenvolveram clips musicais com o objetivo de mostrar a biodiversidade da Praça João XXIII, nosso querido "Jardim".

Os alunos do 9º ano dedicaram-se à tarefa de mostrar um pouco do perfil ecológico do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o qual foi objeto de uma excursão pedagógica do Ensino Fundamental II e Médio. Para esta atividade foram orientados epla professora Gabriela Monnerat.


Nas aula de Artes, sob orientação do professor Richard, foram elaboradas belíssimas mandalas com sementes brasileiras.

Destaque do Ensino Fundamenta I


A turma do 5º ano do Ensino Fundamental I preparou uma belíssima apresentação sobre o tempo de gestação de diferentes animais, demosntrado na forma de gráficos comparativos.

O trabalho foi orientado pelos professores Maria José, Cristiane e Richard e foi apresentado para todos os alunos e professores do Ensino Fundamental I.

Estamos de volta...

Depois de um tempinho sem atualizações, estamos de volta...
Foram muitas as atividades neste período e faremos o possível para para dividi-las com vocês da melhor foma possível.
Vamos continur do ponto em que que paramos: Seminário sobre questões ambientais...