Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

História das famílias







Os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio, apresentaram trabalhos desenvolvidos na disciplina de Sociologia, sob orientação do professor João Bôsco, baseados no estudo sobre Meio Urbano e Meio Rural do Brasil, enquanto abordava-se o processo da urbanização da sociedade brasileira, com destaque para a história do nosso município. Nesse contexto foram analisadas as reformas urbanos que a sede do município sofreu, em função da epidemia de febre amarela no final do século XIX, bem como o acréscimo à população local de um contingente de imigrantes, que diga-se de passagem, começou a povoar as terras de nossa região em maior escala a partir do movimento migratório de 1819, com o desmembramento de parte do município de Cantagalo, para formação da colônia suiça de Morro Queimado, localizada no alto da serra, onde hoje é o município de Nova Friburgo.



A partir daí, ao longo de todo século XIX e das primeiras décadas do século XX, imigrantes de várias nacionalidades passaram a habitar nosso município: açorianos, italianaos, libanenes, alemães...dando a cultura local, cada um a seu modo, novas cores e sabores.



Os trabalhos apresentados pelos alunos tiveram como objetivo recuperar um pouco da história da imigração através das lembranças de alguns de seus descendentes (parentes e amigos dos alunos do Colégio), mostrando, ao considerar os deasfios enfrentados pelos antepassados que vieram de terras distantes de alé-mar, o quanto são vibrantes e interessantes os caminhos que marcam a construção históriaca do município de Cantagalo.






Famílias entrevistadas: Lugon, Moulin, Nassif, Farah, Lutterbach, Figeira Santos, Muzzy.

Coral Cantavilla




A noite de abertura da Feira Pedagógica BRASIL DE MUITOS BRASIS contou com a apresentação do Coral Cantavilla, composto por alunos do Ensino Fundamental do CIEP 277 - João Nicolau Guzzo, sob regência da professora Raquel Carvalhaes.


Os alunos emocionaram os presentes com uma bela apresentação de músicas do repertório popular brasileiro.


Nós, do Colégio Euclides da Cunha, agradecemos a presença dos alunos e professores do CIEP, que tornaram nossa noite de apresentação de trabalhos mais bonita.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

FEIRA PEDAGÓGICA - BRASIL DE MUITOS BRASIS


Neste ano, o Colégio Euclides da Cunha celebra o Brasil de muitos brasis, buscando e revelando o Brasil em que ele acredita.
Um Brasil de sertões e alagados, de florestas e cerrado, de montanhas e de vales.

Um Brasil que pulsa em todas as formas de vida.
Um Brasil do homem que se fortifica e se engrandece na luta diária por conquistas e crescimento.
Um Brasil de cultura que une pela diferença.
Um Brasil de batuque e Villa Lobos, de cordel e de “Os Sertões”.
Um Brasil construído pelo brasileiro que é, “antes de tudo, um forte”.
Brasil, um país de dimensões continentais, que encerra em si as muitas faces de uma nação plural, rica em biodiversidade, temperada pela combinação tropical de múltiplas etnias que resulta em uma explosão multicolorida e sonora de rica pluralidade cultural.
O Colégio Euclides da Cunha acredita que a construção do futuro baseia-se na prática de uma educação comprometida com valores éticos que possam garantir o reconhecimento da realidade brasileira, provocando em cada um de seus alunos e professores o desejo incondicional pela busca de um Brasil mais justo, em que prevaleça o respeito à diversidade biológica, à diversidade social e cultural.
O Colégio Euclides da Cunha trabalha pelo Brasil em que ele acredita, não perdendo o foco das palavras do escritor cantagalense Euclydes da Cunha: “A nossa evolução biológica reclama a garantia da evolução social. Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desapareceremos. A afirmativa é segura.”