Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

domingo, 14 de abril de 2013

Notas e Trovas da Gente


Com o Projeto Pedagógico Bianual “Raízes da Gente: 200 anos fazendo história e cultivando valores”, o Colégio Euclides da Cunha, mais uma vez, embarca no desafio de compartilhar a história da nossa cidade – Cantagalo, ressaltando seus valores. Compreendemos que somos herdeiros de um povo que carrega, desde suas raízes, 200 anos de história e que esta deve ser rememorada e partilhada em todas as instâncias, e como no dia de hoje, em praça pública.

Como primeira ação do Projeto “Raízes da Gente: 200 anos fazendo história e cultivando valores”, o Colégio Euclides da Cunha promoveu, em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo, uma noite de “Notas e Trovas da Gente”. Esta noite foi uma ampliação do Projeto Sexta Cultural , desenvolvido no Colégio Euclides da Cunha desde 2012. Embalamos a noite ao som de MPB nas vozes da nossa cidade, encantada por trovadores e suas trovas.

Além dos talentos do Colégio Euclides da Cunha e da cidade de Cantagalo, aconteceu o show Tributo a Djavan, organizado pela escola de música MUSI.