Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

sexta-feira, 2 de abril de 2010

VISITA AO PARNASO


Vivemos mergulhados em ilhas de Mata Atlântica que restaram destes longos 500 anos de exploração. Em cada ilha verde encontramos uma biodiversidade indescritível. Variedade de fauna e flora que desperta a curiosidade e o espírito investigativo de nossos alunos. Ou que simplesmente nos levam à contemplação, nos permitindo reequilibrar as energias perdidas em nossa correria do dia a dia.


Em 25 de março, visitamos o Parque Nacional da serra dos Órgãos (PARNASO), na sede de Teresópolis e mergulhamos em um mundo verde de beleza inigualável. Participaram desta visita os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, que puderam reconhecer, na prática, as características próprias à Floresta Atlântica de região de sub-montana e montana. Apesar de não estendermos nossa visita à Pedra do Sino, os alunos puderam compreender, através das informações partilhadas no Centro de Visitantes do Parque, as características de um ambiente de campos altos.


Professores e alunos percorreram várias trilhas no Parque, como a Trilha Suspensa, Trilha do Caxinguelê, Trilha da Primavera e a Trilha Mozar Catão, além de percorrer as vias calçadas do Parque. Ao final das trilhas, o grupo descansou às margens da piscina natural. Um descanso merecido depois de muuuuuuuuuiiiiiitos quilômetros de caminhada.

Um comentário:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.