Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

FEIRA PEDAGÓGICA - BRASIL DE MUITOS BRASIS


Neste ano, o Colégio Euclides da Cunha celebra o Brasil de muitos brasis, buscando e revelando o Brasil em que ele acredita.
Um Brasil de sertões e alagados, de florestas e cerrado, de montanhas e de vales.

Um Brasil que pulsa em todas as formas de vida.
Um Brasil do homem que se fortifica e se engrandece na luta diária por conquistas e crescimento.
Um Brasil de cultura que une pela diferença.
Um Brasil de batuque e Villa Lobos, de cordel e de “Os Sertões”.
Um Brasil construído pelo brasileiro que é, “antes de tudo, um forte”.
Brasil, um país de dimensões continentais, que encerra em si as muitas faces de uma nação plural, rica em biodiversidade, temperada pela combinação tropical de múltiplas etnias que resulta em uma explosão multicolorida e sonora de rica pluralidade cultural.
O Colégio Euclides da Cunha acredita que a construção do futuro baseia-se na prática de uma educação comprometida com valores éticos que possam garantir o reconhecimento da realidade brasileira, provocando em cada um de seus alunos e professores o desejo incondicional pela busca de um Brasil mais justo, em que prevaleça o respeito à diversidade biológica, à diversidade social e cultural.
O Colégio Euclides da Cunha trabalha pelo Brasil em que ele acredita, não perdendo o foco das palavras do escritor cantagalense Euclydes da Cunha: “A nossa evolução biológica reclama a garantia da evolução social. Estamos condenados à civilização. Ou progredimos ou desapareceremos. A afirmativa é segura.”

Nenhum comentário: