Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

1986-2011: 25 anos de Colégio Euclides da Cunha

Educar , mais que um lema é prazer!

Um pouco sobre nosso Colégio...

Educar é crescer. E crescer é viver.
Educação é assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.
Anísio Teixeira

O Colégio Euclides da Cunha foi fundado em maio de 1986, em Cantagalo-RJ, pelo professor Gerson Tavares do Carmo. Desde de 2004 é administrado pela Cooperativa Idealismo-Educação e Informática Ltda, formada pelos próprios professores.

Escolher para o Colégio o nome do escritor cantagalense teve dois motivos: valorizar a memória do extinto Colégio Euclides da Cunha, fundado em 1914, em atividade até a década de 60; e tornar-se mais uma casa a acolher Euclydes da Cunha, nascido em Cantagalo, na Fazenda da Saudade, em janeiro de 1866.

O Colégio Euclides da Cunha busca concretizar uma proposta pedagógica que fortaleça a construção de uma educação humana, democrática e justa. Em parceria com as famílias e com os segmentos sociais, assume princípios democráticos, constituindo-se em espaços de transformação social.

Nosso lema é Trabalho-Afeto-Conhecimento. Por acreditarmos que os espaços cognitivos e socioafetivos são indissociáveis, priorizamos em nossa prática o desenvolvimento de atitudes e valores, tais como: respeito, solidariedade e cooperação associados à aquisição de conteúdos que tenham significado e façam sentido na vida dos nossos alunos.

O Colégio trabalha com Projetos Pedagógicos Anuais e subprojetos que se integram ao projeto maior, desenvolvidos pelos diferentes segmentos, priorizando a especificidade de cada um. Além disso, projetos de desenvolvimento permanente, que transpassam as barreiras do tempo também fazem parte do nosso trabalho, e entre eles, está o Projeto Cambucás.

Neste ano temos muito a comemorar. O prazer em educar concretiza-se em cada realização de nossos alunos, professores e funcionários.

Todos os alunos! Os que compartilham nosso dia a dia no momento e todos aqueles que já passaram por aqui, e hoje navegam em seu próprio curso, mas deixaram seu lastro conosco.

Todos os professores! Professores que construíram a história do nosso Colégio com dedicação e envolvimento, e que, entre batalhas e realizações, são responsáveis pela conquista de uma educação de qualidade, pautada em afeto, trabalho e conhecimento.

Todos os funcionários! Funcionários que são indispensáveis, porque cuidam, amparam, acolhem. Estes são uma presença forte e constante.

Todas as famílias! As famílias que mantém o nosso Colégio, que alimentam a nossa caminhada e nos ajudam a cuidar dos frutos e espalhar as sementes.

Por todos estes motivos, e muitos outros que vamos compartilhar ao longo do ano, temos muito a comemorar. Afinal, para nós, do Colégio Euclides da Cunha, educar, mais que um lema, é prazer!

Nenhum comentário: