JOGO DA MEMÓRIA - CRONOLOGIA DE EUCLIDES DA CUNHA
Desenvolvimento: Ângela Campanati
Disciplina: Matemática
Série de aplicação: 1ª série do Ensino Médio
Objetivo(s):
Desenvolvimento: Ângela Campanati
Disciplina: Matemática
Série de aplicação: 1ª série do Ensino Médio
Objetivo(s):
Apresentar, de forma lúdica, fatos relevantes da biografia de Euclides da Cunha, enumerados por ordem cronológica.
Metodologia:
I- Fase preparatória
Os cartões do jogo foram elaborados da seguinte forma:
- Reproduzir a cronologia de Euclides da Cunha com um tamanho de letra boa para visualização para utilização nas fichas.
- Para confeccionar as fichas: separar as datas dos fatos correlacionados em formato de tiras que devem ser coladas em papel colorsert, usando duas cores diferentes (uma para datas e outras para fatos).
- Reproduzir a cronologia de Euclides da Cunha para ser exposta na sala.
II- Fase de aplicação
Estimular os alunos a “conhecer” a cronologia de Euclides da Cunha a partir da leitura do material fornecido, que deve ser afixado em algum ponto da sala.
Estipular um tempo para esta atividade.
Após o tempo determinado, reunir os alunos em grupo para iniciar o jogo com as fichas voltadas para baixo.
As fichas devem formar pares de acordo com as informações contidas na cronologia, que não deve mais ser consultada.
O professor deve mediar a brincadeira, conferindo a coerência entre datas e fatos, podendo dar dicas que facilitem a formação de pares. Caso a turma seja muito grande que implique a necessidade de formar vários grupos, alguns alunos devem se ocupar a função de mediadores.
Para facilitar, o jogo pode ser feito em etapas, trabalhando-se 10 pares de fichas de cada vez.
Ganha o jogo o aluno que conseguir formar o maior número de pares corretamente.
Observações complementares:
- Em nossa escola a cronologia já estava exposta no mural com informações gerais sobre Euclides da Cunha.
Metodologia:
I- Fase preparatória
Os cartões do jogo foram elaborados da seguinte forma:
- Reproduzir a cronologia de Euclides da Cunha com um tamanho de letra boa para visualização para utilização nas fichas.
- Para confeccionar as fichas: separar as datas dos fatos correlacionados em formato de tiras que devem ser coladas em papel colorsert, usando duas cores diferentes (uma para datas e outras para fatos).
- Reproduzir a cronologia de Euclides da Cunha para ser exposta na sala.
II- Fase de aplicação
Estimular os alunos a “conhecer” a cronologia de Euclides da Cunha a partir da leitura do material fornecido, que deve ser afixado em algum ponto da sala.
Estipular um tempo para esta atividade.
Após o tempo determinado, reunir os alunos em grupo para iniciar o jogo com as fichas voltadas para baixo.
As fichas devem formar pares de acordo com as informações contidas na cronologia, que não deve mais ser consultada.
O professor deve mediar a brincadeira, conferindo a coerência entre datas e fatos, podendo dar dicas que facilitem a formação de pares. Caso a turma seja muito grande que implique a necessidade de formar vários grupos, alguns alunos devem se ocupar a função de mediadores.
Para facilitar, o jogo pode ser feito em etapas, trabalhando-se 10 pares de fichas de cada vez.
Ganha o jogo o aluno que conseguir formar o maior número de pares corretamente.
Observações complementares:
- Em nossa escola a cronologia já estava exposta no mural com informações gerais sobre Euclides da Cunha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário