Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

ATIVIDADE - JOGO DA MEMÓRIA




JOGO DA MEMÓRIA - CRONOLOGIA DE EUCLIDES DA CUNHA

Desenvolvimento: Ângela Campanati
Disciplina: Matemática
Série de aplicação: 1ª série do Ensino Médio


Objetivo(s):


Apresentar, de forma lúdica, fatos relevantes da biografia de Euclides da Cunha, enumerados por ordem cronológica.

Metodologia:
I- Fase preparatória

Os cartões do jogo foram elaborados da seguinte forma:
- Reproduzir a cronologia de Euclides da Cunha com um tamanho de letra boa para visualização para utilização nas fichas.
- Para confeccionar as fichas: separar as datas dos fatos correlacionados em formato de tiras que devem ser coladas em papel colorsert, usando duas cores diferentes (uma para datas e outras para fatos).
- Reproduzir a cronologia de Euclides da Cunha para ser exposta na sala.

II- Fase de aplicação
Estimular os alunos a “conhecer” a cronologia de Euclides da Cunha a partir da leitura do material fornecido, que deve ser afixado em algum ponto da sala.
Estipular um tempo para esta atividade.
Após o tempo determinado, reunir os alunos em grupo para iniciar o jogo com as fichas voltadas para baixo.
As fichas devem formar pares de acordo com as informações contidas na cronologia, que não deve mais ser consultada.
O professor deve mediar a brincadeira, conferindo a coerência entre datas e fatos, podendo dar dicas que facilitem a formação de pares. Caso a turma seja muito grande que implique a necessidade de formar vários grupos, alguns alunos devem se ocupar a função de mediadores.
Para facilitar, o jogo pode ser feito em etapas, trabalhando-se 10 pares de fichas de cada vez.
Ganha o jogo o aluno que conseguir formar o maior número de pares corretamente.

Observações complementares:
- Em nossa escola a cronologia já estava exposta no mural com informações gerais sobre Euclides da Cunha.

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