Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

segunda-feira, 9 de março de 2009

CONVERSANDO SOBRE... CANTAGALO







Hoje recebemos a visita do professor e hitoriador cantagalense, Gilberto Cunha, que partilhou conosco parte de seu acervo fotográfico e documental sobre a cidade, bem como inspirou nossos alunos com seu conhecimento sobre nossa história.




Em uma conversa descontraida, o professor Gilberto Cunha respondeu diversas perguntas propostas por alunos e professores, ajudando-nos a esclarecer dúvidas e redescobrir fatos e personalidades de Cantagalo. Parte destas informações ainda serão sistematizadas por nossos alunos a fim de serem divulgadas para toda comunidade escolar.




Com as fotos cedidas pelo professor, foi montada uma pequena exposição a fim de que os alunos conhecessem um pouco do "Cantagalo antigo". Para que fosse possível uma comparação entre diferentes épocas, os alunos puderam, também, observar fotos atuais, tiradas de ângulos semelhantes ao das fotos antigas.




Para todos nós foi uma experiência enriquecedora e um momento de significativa troca de experiências, conhecimentos e informações. Resta-nos agradecer, mais uma vez, ao professor Gilberto Cunha por sua disponibilidade e atenção com o nosso Colégio.

Nenhum comentário: