Desenvolvimento: Fabiana Corrêa
Disciplina: Biologia
Série de aplicação: 9º ano do Ensino Fundamental
“100 anos sem Euclides da Cunha” - Redescobrindo a Terra
Leia atentamente os trechos abaixo, transcritos do livro “Os sertões”, de Euclides da Cunha.
Trecho I
“(...) É uma paragem impressionadora.
(...)
As forças que trabalham a terra atacam-se na contextura íntima e na superfície, sem intervalos na ação demolidora, substituindo-se com intercadência interminável, nas duas estações únicas da região.
Dissociam-se nos verões queimosos; degradam-na nos invernos torrenciais. (...)”
Trecho II
“(...) Varada a estreita faixa de cerrados, que perlogam aquele último rio, está-se em pleno agreste, no dizer expressivo dos matutos: arbúsculos quase sem pega sobre a terra escassa, enredados de esgalhos de onde se inropem, solitários, ceréus rígidos e silentes, dando ao conjunto a aparência de uma margem de desertos. (...)”
arbúsculos: arbustos minúsculos enredados: entrelaçados
esgalhos: galhos tortuosos ceréus: tipo de cáctus
silenes: silenciosos
Trecho III
“(...) Ao passo que a caatinga o afoga; abrevia-lhe o olhar, agride-o, estonteia-o, enlaça-o na trama espinescente e não o atrai, repulsa-o com as folhas urticantes, com os espinhos, com os gravetos estalados em lanças; e desdobra-se-lhe na frente léguas e léguas, imutável no aspecto desolado: árvores sem folhas, de galhos estorcidos e secos, revoltos, entrecruzados, apontando rijamente no espaço, ou estirando flexuosos pelo solo, lembrando um bracejar imenso, de tortura, da flora agonizante....”
espinescente: cheio de espinhos
urticante: que produz ardor, irritação na pele
ATIVIDADES
1- Em uma primeira leitura, o texto denso e ricamente elaborado produzido por Euclides da Cunha pode afastar os leitores menos atentos e não afeitos a um desafio. No entanto, mergulhar em suas construções literárias equivale a uma transposição ao ambiente por ele descrito. Como você é um bom leitor, este é o seu desafio: traduzir em novas palavras e imagens os trechos transcritos acima.
Algumas das ilustrações produzidas pelos alunos encontram-se acima.
2- De acordo com a leitura realizada, e a atividade que acabou de fazer, responda as questões abaixo:
a) Você consegue “visualizar” o ambiente físico descrito por Euclides da Cunha? Por quê?
b) A qual região geográfica o texto se refere?
c) Enumere 5 elementos do texto que permitem confirmar a resposta da questão anterior.
d) As condições atuais deste ambiente são as mesmas que as descritas por Euclides da Cunha? Justifique.
Observações:
- Os alunos fizeram uma leitura preliminar do texto, apresentando dificuldade na sua compreensão. Desta forma, foi feita uma leitura coletiva onde as particularidades da linguagem e das expressões foram exploradas de forma a conduzir o aluno a um entendimento melhor do texto e da proposta de trabalho.
- Neste momento os alunos foram estimulados, também, a verbalizar suas primeiras impressões sobre o texto. Uma aluna considerou que a linguagem usada por Euclides da Cunha era ”poética e metafórica para apresentar a terra” (como no trecho “ao passo que a caatinga o afoga...”).
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