Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Concurso de REdação - 1º lugar, EM

Sou contra a guerra e o terrorismo

Algumas pessoas acham que a guerra ou o terrorismo vão melhorar o país em que vivem ou até mesmo o mundo. Elas não percebem que com isso vão gerar mais destruição e violência.
Vivemos em um mundo em que várias pessoas lutam pelo mesmo objetivo, sempre querem mais poder, e essa ganância acaba gerando muitos conflitos que resultar em uma grande guerra.
Podemos tomar como exemplo a Guerra de Canudos que se iniciou porque fazendeiros da região, unindo-se à igreja, acreditaram e espalharam a idéia de que a comunidade de Canudos, liderada pelo chefe religioso Antônio Conselheiro, se armava para atacar a república e reinstalar a Monarquia. Desta forma o exército foi mandado para a região, e após três grandes batalhas, todo o arraial foi destruído e milhares de sertanejos executados.
Defendo a idéia de que guerra ou terrorismo não vão melhorar o mundo, pelo contrário, vão gerar sempre rivalidades e morte de pessoas, assim como aconteceu em Canudos, onde milhares de sertanejos foram executados pois estavam unidos, acreditando em uma salvação que os livrasse da miséria gerada pela seca e pelo abandono dos governantes


Amanda
1º ano do Ensino Médio

Nenhum comentário: