Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Concurso de redação - 1º lugar, EM

Guerra pra quê?


Muitos acham que a guerra é uma solução viável para que se estabeleça a paz, mas será que só causando dor a terceiros podemos trazer a paz? A paz que a guerra traz nada mais é que uma paz fragilizada. Com essa “paz”, a guerra nunca acabará.
Anos de guerra fazem muitas mudanças, milhões de pessoas morrem e outros milhões as substituem, como peças de um jogo estratégico. Na guerra, a vida perde seu valor. Se somos tão desenvolvidos, como falamos, por que, na hora de resolvermos os conflitos, agimos de forma tão irracional e dizimamo-nos uns aos outros?
Podemos ser mais que apenas palavras vazias, podemos ter atitudes e resolver os conflitos de modo pacífico, com diálogo entre líderes. E tudo isso sem dar um tiro!
Há muitas guerras na história mundial, guerras entre países e guerras dentro de u país, que é o caso de guerras internas.
No Brasil, houve uma sangrenta e irracional guerra, que muitos querem esquecer. Foi a Guerra de Canudos, em 1897. Tendo apenas a fé e a caatinga como escudo, os sertanejos, no sertão da Bahia, lutaram e resistiram bravamente contra o exército opressor. No final, sangue e suor regaram aquele solo seco, ali jaziam milhares de corpos de brasileiros que morreram por um ideal, por sua crença e, logo após a matança, tiveram seus lares destruídos, numa tentativa falha de apagar aquele episódio.
Já dizia o escritor Euclydes da Cunha: “A guerra é coisa monstruosa e ilógica em tido”. Sim a guerra é tudo isso.
Devemos evitar a guerra, devemos lutar contra ela e buscar caminhos pacíficos, fazendo assim, do mundo, um lugar melhor.

Gisele Roque de Souza
9º ano do Ensino Fundamental

Nenhum comentário: