Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

domingo, 22 de agosto de 2010

ENSINO FUNDAMENTAL II











Os alunos do Ensino Fundamental 2 dividiram-se em diferentes atividades.

Para o 6º e 7º ano as atividades foram focadas na diversidade brasileira de...
... fauna
... flora
... povo.
Os trabalhos desenvolvido foram expostos na forma de painéis, álbuns e jogos.

Para os alunos do 8º ano as atividades dividiram-se entre a diversidade da rica alimentação brasileira, seguindo características regionais e sendo influencida pelos processos de imigração. A turma caprichou montando um deliciosa mesa de guloseimas, com as mais variadas receitas: de pudim de açaí à geleia de casaca de banana. Esta atividade foi orientada pela professora Gislaine Herdi.

Sob orientação da professora Angela Campanati, os alunos desta turma desenvolveram clips musicais com o objetivo de mostrar a biodiversidade da Praça João XXIII, nosso querido "Jardim".

Os alunos do 9º ano dedicaram-se à tarefa de mostrar um pouco do perfil ecológico do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, o qual foi objeto de uma excursão pedagógica do Ensino Fundamental II e Médio. Para esta atividade foram orientados epla professora Gabriela Monnerat.


Nas aula de Artes, sob orientação do professor Richard, foram elaboradas belíssimas mandalas com sementes brasileiras.

Nenhum comentário: