Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

domingo, 22 de agosto de 2010

Ensino Médio








Os alunos do 3º do Ensino Médio abriram o Seminário apresentando para os colegas aspectos conceituais de biodiversidade, especificações relativas à biodiversidade brasileira e implicações econômicas que viabilizam a utilização da biodiversidade para agregar valor à diferentes comunidades. Para esta atividade, os alunos forma orientados pela professora Fabiana Corrêa.

Os alunos do 2º EM, sob orientação da professora Fabiana Corrêa, desenvolveram uma apresentação baseada em um passagem do livro Cantagalo, do historiador Clélio Erthal, apresentando a paisagem natural de Cantagalo nos tempos em que a região era denominada Sertões de Macacu. Foi foco, também, da apresentação dos alunos, um estudo dos índios que habitavam a região, bem como da fauna e flora encontradas nesta área de Mata Atlântica.

Finalizando o trabalho, os alunos compararam o ambiente da nossa região atual com o que era encontrado há 200 anos atrás e propuseram medidas para minimizar os efeitos negativos sobre nosso ambiente natural.
Sob orientação da professora Angela Campanati, os alunos do 2º ano do Ensino Médio, produziram clipes musicais apresentando a biodiversidade de fauna e flora brasileira.

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio, orientados pelas professoras Fabiana Corrêa e Gabriela Monnerat, apresentaram o trabalho "Luz e Verso sobre as árvores do Jardim", onde aliaram a pesquisa botânica de alguns espécimes do Jardim (Praça João XXIII) com fotografia e poesia.

Além da apresentação áudio visual, os alunos elaboraram um álbum com as belas imagens captadas durante o trabalho e as suas poesias.

Todos os alunos do Ensino Médio participaram de um Concurso de fotografia, cujo tema era pôr-do-sol, organizado pela professora Lineze Pecly. As fotos vencedoras foram escolhidas através voto, por toda comunidade escolar.

Nenhum comentário: