Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011




























JULGAMENTO DE CAPITU




Após leitura do livro "Dom Casmurro" de Machado de Assis, os alunos do 2º e 3º anos do Ensino Médio participaram do Julgamento de Capitu, a fim de avaliar se a personagem foi ou não infiel a Bentinho.


Unindo argumentação aos fatos narrados na obra, o julgamento permitiu uma análise do suposto adultério de Capitu sob o ponto de vista do educando e dos valores que permeiam a atualidade.


Foi possível perceber o envolvimento e a paticipação ativa das equipes desde a argumentação a ser utilizada pela acusação e pela defesa até a atuação como personagens, testemunhas, advogados, juiz e público.






Agradecemos à Casa Euclides da Cunha e ao Ponto de Cultura Os Serões de Seu Euclides pelo apoio que nos foi dado para realização desta atividade.





Nenhum comentário: