Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Elegia ao Vingador do Impossível







A escritora e poetisa Flavia Melo, residente em Cordeiro, apresentou um belíssimo poema em homenagem a Euclides da Cunha - "Elegia ao Vingador do Impossível". Para que sua apresentação fosse possível, Flavia Melo contou com o apoio do Sr. Alessandro Concencio, Diretor de Cultura do Município de Cordeiro e da Sra. Albina Salgado, Secretária de Cultura do Município de Cordeiro. Com um gesto de delicadeza e bom gosto, a escritora levou diversos exemplares de seu poema para distribuir aos presentes. O Colégio Euclides da Cunha foi presenteado com o poema apresentado em um banner.



Desta forma, não podemos deixar de agradecer ao nosso município vizinho, Cordeiro, por estar irmanado nesta homenagem ao nosso escritor maior, Euclides da Cunha.



Uma dica especial é visitar o site de Flavia Melo, onde o leitor poderá se encantar com diferentes textos carregados e beleza e emoção.



Fotos:
- Equipe de Direção e Coordenação do Colégio Euclides da Cunha, com Bebeto Consídera (Seretário de Turismo de Cantagalo), a escritora Flávia Melo, seu marido Joaquim Daflon e sua irmã Fernanda Bianquini, Anabelle Loivos (Coordenadora do Projeto "100 Anos em Euclides da Cunha") e Alessandro Concencio (Diretor de Cultura do Município de Cordeiro).
- Flavia Melo com Jader Vieitas.
- Flavia Melo apresentando o poema "Elegia ao Vingador do Impossível".

Nenhum comentário: