Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

EXPOSIÇÃO CONHECENDO O PASSADO PARA ESCREVER O PRESENTE


Com o desenvolvimento do Projeto Conhecendo Passado para Escrever o Presente, pretendemos promover diferentes atividades que possibilitem ao nosso aluno a exploração curiosa e produtiva da história do nosso município, resgatando valores da nossa cultura e refinando o gostar e orgulhar-se de nosso Cantagalo.

Entrelaçando nossa História

Com esta atividade pretendemos resgatar a memória afetiva do Ginásio Euclides da Cunha, promovendo a aproximação entre ex-alunos do Ginásio Euclides da Cunha e alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio do Colégio Euclides da Cunha.
A exposição conta com:
. Textos produzidos pelos alunos, a partir de entrevistas e pesquisa bibliográfica.
. Fotografias dos encontros com ex-alunos do Ginásio Euclides da Cunha.

. Fotografias e documentos cedidos pelos entrevistados.
. Homenagem ao Professor Manoel Vieira Batista, fundador do Colégio Euclides da Cunha.

Cantagalo, um canto que encanta

Motivados pela comemoração dos 195 anos de emancipação político administrativa de Cantagalo, os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio foram estimulados a explorar o seu próprio olhar e sentir a nossa cidade, o nosso município.
A presente conta com:
. Fotografias e textos produzidos pelos alunos.


Cantagalenses da Ciência


Além de pólo econômico, por décadas no século XIX, Cantagalo foi berço de importantes personalidades do mundo acadêmico e científico no Brasil e no mundo. Dentre estas, destacam-se Euclides da Cunha, Chapot Prevost e Rodolfo Albino.
A partir de pesquisa bibliográfica, os alunos desvendaram a vida e a obra destes ilustres “filhos de Cantagalo”.

Mulheres Cantagalenses

Esta atividade foi realizada pelos alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental em comemoração aos 195 anos de emancipação político administrativa de Cantagalo e ao dia Internacional da mulher. Buscamos envolvê-los no registro de histórias de vida de mulheres que nasceram em Cantagalo, escreveram e continuam escrevendo a história do nosso município. Mulheres valentes, famosas ou anônimas.
A exposição conta com:
. Registro das histórias orais das mulheres entrevistadas.

Cantagalo em verso e cor

Embarcamos numa aventura de descobertas pelas imagens de Cantagalo. Nessa viagem o historiador Henrique Bon nos apresentou algumas curiosidades sobre o nosso Município e aguçou o nosso olhar para o Cantagalo antigo e atual.
Assim os alunos do Ensino Fundamental I, juntamente com suas famílias, foram convidados a fotografarem imagens de Cantagalo. Nas turmas trabalhamos com a linguagem dos postais e cada criança produziu o seu postal a partir da imagem que escolheu, dando o seu “toque” pessoal. Em seguida construíram versos que expressam sentimentos pela nossa terra.
A presente exposição conta com:
·Cartões-postais e poemas produzidos pelos alunos.

Nenhum comentário: