Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

sábado, 25 de abril de 2009

Oficina de conto







Como parte da programação do Café com Euclides e da Exposição Conhecendo o passado para escrever o presente, a escritora Flavia Melo ministrou uma oficina com o conto "A testemunha".
Este conto, escrito por Flavia Melo, retrata os instantes finais de Antônio Conselheiro, sendo portanto baseado na obra "Os Sertões", de Euclides da Cunha.
Os professores presentes à oficina tiveram o prazer de partilhar uma leitura envolvente e emocionante, além de receberem o suporte pedagógico oferecido pela escritora para que o conto possa ser trabalhado posteriormente com os alunos.
Além de professores do Colégio Euclides da Cunha, estiveram presentes a Professora Anabelle Loivos e a Sra. Ruth Farah.
Ao final da Oficina, a escritora ofereceu aos participantes um exemplar se livro "Metáforas".
A esqupe do Colégio Euclides da Cunha agradece a escritora Flavia Melo por sua disponibilidade, atenção e delicadeza, fatores essenciais e determinantes do sucesso de sua participação em nosso evento.

Nenhum comentário: