Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

sexta-feira, 10 de abril de 2009

MEMÓRIAS


Projeto: Memórias
Profª Roberta
Ensino Fundamental I

Desde o dia 10 de fevereiro do corrente ano foi-se desenvolvendo junto a turma do 4º ano do Ensino Fundamental I, na disciplina de Língua Portuguesa, uma série de atividades que buscavam ressaltar a importância da memória para a vida de todos nós.

O início desse pequeno projeto passou por fragmentos da vida do escritor Euclides da Cunha, seguiu com os textos “Guardar” de Antônio Cícero e “O baú secreto da vovó”, conto de Heloisa Prieto. A partir desses textos, os alunos foram convidados a trazer para a sala de aula objetos que fizessem parte de suas lembranças e que, consequentemente, eram importantes na vida deles.

O sucesso da atividade foi tamanho que, a partir dessa experiência, ficou decidido que deveríamos estender esse tema. Assim, pensamos e resolvemos fazer uma entrevista com alguém que já tivesse algumas experiências a mais para nos ensinar!

Convidamos a avó da aluna Olívia, a senhora Ayr Cozendey Higino, conhecida popularmente como “Isota” que nos atendeu prontamente. O roteiro da entrevista foi elaborado pela turma e, no dia marcado, os próprios alunos a entrevistaram. Foi muito emocionante !!! Inesquecível! Certamente não somos mais os mesmos desde esse dia tão caloroso.

O projeto desenvolvido tem como objetivos observar, descrever e comparar o modo de vida em diferentes tempos, perceber a importância de diferentes objetos do cotidiano na reconstrução da história, além de valorizar o idoso, considerando suas lembranças como fontes de documentação para estudo da memória popular.

Entrevista

1- Do seu tempo de criança até os dias de hoje muita coisa mudou. Fale sobre algumas dessas mudanças.
Não havia luz elétrica, andávamos a pé para ir à escola e eu trabalhava na lavoura para ajudar em casa.

2- De quê a senhora brincava? Qual a sua brincadeira preferida?
Eu brincava muito de boneca e roda, mas o que eu realmente gostava era de brincar de boneca.

3- Como foi sua vida escolar?
Só pude ir à escola com dez anos, pois precisava ajudar em casa. As aulas aconteciam até aos sábados. As turmas e as filas eram separadas de acordo com o sexo (meninos para um lado e meninas para outro).Todos os dias cantávamos o hino nacional e também a tabuada.

4- Como se relacionava com seus professores?
Na minha época, havia apenas uma professora (Irene Bard), eu a respeitava e gostava muito dela.

5- O que a senhora mais gostava de fazer na escola? Tinha medo de alguma coisa?
Eu gostava de tudo na escola e o que me dava medo era a palmatória.

6- De quê a senhora sente mais saudade?
Sinto saudades da época em que meus filhos eram pequenos.

7-Como a senhora se vestia na sua infância?
Eu tinha poucas roupas e elas eram separadas de acordo com a ocasião. Roupas novas eram usadas somente para sair.

8- Qual era a sua comida preferida?
Sempre gostei muito de verduras.

9- Como era o seu uniforme escolar?
Eu usava uma saia azul marinho toda pregueada com uma blusa branca de botão. Havia no bolso da blusa o emblema da escola.

10- Alguma vez a sua professora usou a palmatória na senhora?
Quase. Foi num dia em que, sem querer, eu quebrei o despertador da sala.

11- A senhora usou roupa curta quando era jovem?
Usei saia no joelho, mas nunca usei calça comprida.

12- Como era a casa da senhora no seu tempo de criança?
Não era uma casa boa. Era de chão, feita com barro e ripas. Ainda assim, eu gostava dela.

13- A senhora tinha algum animal de estimação? Qual seria o nome dele?
Eu tinha um cachorro muito esperto. Ele servia até de carteiro! Eu colocava preso em sua coleira alguns bilhetinhos para que ele levasse até a casa da minha irmã, pois ele sabia o caminho. Seu nome era Dorli.

14- Qual era a sua música favorita? E o (a) cantor (a)?
A minha música favorita era Aurora e o cantor é ainda o Fábio Junior.

15- Como eram os carros em sua época de criança?
Não havia carros aqui. Eram usados apenas carros de boi.

Culminância do projeto

As crianças foram desafiadas a construir uma redação sobre a temática abordada.
Vimos, na última aula, a conclusão do projeto sobre a importância da memória em nossas vidas. Aprendemos muito com a presença da “vovó” Isota. Agora, escreva sobre esse dia tão legal.

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