Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Charge


Charge elaborada por alunos Gabriel Monnerat, Guiherme Marini, Matheus Gomes e Wlamick Jr., do 3º ano do Ensino Médio, como parte do trabalho "Expedição de Euclides da Cunha ao Rio Purus".

Texto explicativo, elaborado pelos alunos

"Entre os problemas sofridos por Euclides da Cunha e sua equipe, podemos citar o fato de terem que abandonar as lanchas a vapor, tendo que fazer até mesmo parte do percurso a pé e arrastando as canoas.
A situação mais crítica ocorreu próximo às cabeceiras do Purus , quando tiveram que transpor cerca de 70 cachoeiras - arrastando as canoas.
Ao final, Euclides precisou obrigar os que permaneceram com ele a seguirem até o final, fazendo uso de sua autoridade de chefe da expedição.
Com base nesse relato foi feito uma charge para ilustrar tal situação."

Nenhum comentário: