Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

Verdes Caminhos do Ensino Fundamental II




Os alunos do Ensino Fundamenta II puderam partilhar com os colegas do 9º ano e do Ensino Médio as apresentações do II Seminário sobre Questões Ambientais.

Foi uma manhã inteira partilhando o conhecimento e saber dos colegas de outras turmas.

Além disso, os alunos do 6º, 7º e 8º elaboraram trabalhos que também foram expostos.

Em Geografia, com o professor Matheus Muzy, alunos do 6º e 7º anos prepararam um álbum com os rios d Amazônia e algumas de suas principais cidades.


Em Matemática, com a professora Leila Márcia, o 6º anos construiu um belo painel mostrando a " A Amazônia que temos" e "A Amazônia que queremos". Já os alunos do 7º ano montaram um álbum com "As andanças de Euclides", no qual os alunos apresentaram dados diversos sobre os locais por onde Euclides da Cunha passou ou viveu.

Também em Matemática, com professora Angela Campanati, os alunos do 8º ano, produziram um painel sobre a Amazônia, alertando para os problemas ambientais e sociais que lá ocorrem, e chamando atenção para as belezas naturais deste bioma.

Nenhum comentário: