Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

terça-feira, 30 de junho de 2009

Fazedores de Deserto

“Fazedores de Deserto”


O trabalho apresentado se refere à ilustração do texto “Fazedores de Deserto”, de Euclides da Cunha, a fim de nos levar à reflexão sobre a “atualidade” de seu texto, embora o mesmo tenha sido escrito há cerca de cem anos atrás.

Dentre as inúmeras passagens importantes no texto algumas foram destacadas e comentadas abaixo:

“É natural que todos os dias chegue do interior um telegrama alarmante denunciando o recrudescer do verão bravio que se aproxima.”

As mudanças climáticas afetam todo o planeta. As alterações das camadas de gases da atmosfera fazem com que a temperatura do planeta aumente sem limitações.

“Temos sido um agente geológico nefasto, e um elemento de antagonismo terrivelmente bárbaro da própria natureza que nos rodeia.”

O homem tem sido o responsável pelos principais problemas ambientais do planeta, como o aquecimento global.

“...; degradam-na com as torrentes revoltas; e deixaram, ao cabo, aqui, ali, por toda a banda, para sempre áridas, avermelhando nos ermos com vivo colorido da argila revolvida,...”

Degradando a cobertura vegetal do planeta, o homem deixa o solo desprotegido, que, abandonado à ação de chuvas e outros fenômenos, sofre graves problemas, como erosão, deslizamentos, empobrecimento etc.

“Porque o homem, a quem o romântico historiador negou um lugar no meio de tantas grandezas, não as corrige, nem as domina nobremente, nem as encadeia num esforço consciente e sério. Extingue-as.”

Ao invés de tentar compreender e aproveitar os inúmeros benefícios que o planeta nos oferece, nós, seres humanos, animais “racionais”, os extinguimos sem pensar na falta que eles farão aos nossos descentes – e à vida em um contexto mais amplo, em um futuro não muito distante.

Pelos trechos analisados, podemos observar que a atuação inadequada do homem sobre o meio já vem de muitos anos atrás e reflete sobre o ser humano de hoje.

Devemos refletir se a vida que vivemos hoje é aquela que queremos para nossos descendentes.
O futuro ainda não está traçado. Cabe a nós a decisão sobre nossos caminho e os caminhos do planeta.

A TERRA ESTÁ EM NOSSAS MÃOS!

Texto elaborado pelos alunos Amanda Oliveira, Igor Ferreira, João Paulo Vollú e Maurício Júnior , do 1º ano do Ensino Médio, complementando a apresentação do trabalho "Fazedores de Desertos", apresentado no II Seminário sobre Questões Ambientais – Verdes Caminhos de Euclides da Cunha, no Colégio Euclides da Cunha, junho de 2009

Nenhum comentário: