Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

TEXTO - 2º EM - ENTREVISTA COM EX ALUNO

Depoimento

No dia 15/03 eu fui à casa de minha avó Ruth Farah logo após o almoço.Ela me recebeu muito bem e disse que era um prazer poder ajudar.
Ela achou muito legal o trabalho proposto pelo Colégio, valorizando arte da história de Cantagalo. Ela estudou por 5 anos no Colégio Euclides da Cunha (de 1943 a 1947), disse que se lembrava de muitos colegas e professores, os quais, a maioria já morreu. Ela contou que na época era feito o Concurso da Rainha dos Estudantes, havendo depois a coroação em um baile. Contou que tinha aula de Francês e várias outras matérias legais.
Eu aprendi grande parte da história do Colégio, que é interessante.


Sétimo Leopoldo Campanati Lutterbach
2º ano do Ensino Médio
Professora Ludmar Lameirinhas Longo

Nenhum comentário: