Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

TEXTO COLETIVO - 8º ANO - ENTREVISTA COM EX ALUNOS

Ginásio Euclides da Cunha

O Ginásio desperta muita emoção em todos os entrevistados. Lembranças de um tempo de muito coleguismo e respeito mútuo e de amizades verdadeiras que foram construídas dentro de um ambiente fraterno.
Sempre que se referem aos professores, alguns nomes são lembrados com muita saudade: Alcides Carlos Ventura, Maria de Lourdes Dietrich Gonçalves, Amélia Tomás os mais citados pela dedicação e organização para com seus alunos.
A história do Ginásio se funde com a vida particular de muitos dos entrevistados, pois muitos casamentos se originaram de namoros estudantis e de paqueras entre as turmas.
Chamaram atenção também para o interior da escola, como era o seu cotidiano, a construção da prática escolar. Destacaram como ponto fundamental a disciplina rígida e a regras que sempre eram cumpridas por todos sem serem questionadas ou discutidas. Percebe-se assim, um discurso afetivo em relação ao Ginásio Euclides da Cunha. Os entrevistados têm a consciência que desempenharam um papel social no espaço público que consideram relevante, os que lhes provoca um sentimento de realização pessoal e tranqüilidade.


Texto Coletivo
8º ano do Ensino Fundamental
Professora Marcela

Nenhum comentário: