Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

TEXTO COLETIVO 6º ANO - ENTREVISTA COM EX ALUNOS

Saudades daquele tempo...


O Ginásio Euclides da Cunha foi o primeiro Ginásio fundado em nossa região, em 1936.
As aulas aconteciam de 7 às 11 h da manhã.
Na hora do recreio, meninos e meninas ficavam separados.
Havia grandes eventos, como os desfiles escolares e as formaturas, que os alunos adoravam. Uma festa marcante era a Festa Junina.
Um grande professor foi o Professor Ferreira, um grande professor de Português,que usava muito bem as categorias gramaticais, ensinava com grande saber e tinha conhecimento de Latim. Outro grande professor foi o Professor Batista, muito exigente em suas aulas de Francês, em que as matérias tinham que ser passadas a limpo.
Muitos alunos sentem faltas dos colegas e professores já falecidos. Era o tempo em que se ensinava e aprendia com prazer e os professores eram tratados com grande respeito, havendo muita disciplina.
Essas informações foram descobertas graças a Lincon Eugênio Machado Vieira e Aluisio Nivaldo Falcão.

Felipe Marques Palma e Nicholas A.G. Faria
6º ano do Ensino Fundamental
Professora Ludmar Lameirinhas Longo

Nenhum comentário: