Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

TEXTO COLETIVO 6º ANO - ENTREVISTA COM EX ALUNOS

Ginásio Euclides da Cunha

Muitas coisas marcaram aquele tempo no Ginásio Euclides da Cunha, as aulas, os desfiles, os professores, os eventos, os amigos, peças teatrais, aulas de música e competições esportivas.
Os ex-alunos sentem saudades das bagunças que faziam nas salas amplas, da Direção do Ginásio, do pátio e de muitas outras coisas.
Alguns dos professores mais marcantes foram: Professor Romildo, Professora Maria José, Professor Ricker. A professora Alba Maria marcou por seus diferentes modos de explicar e por ter muita capacidade para transmitir conhecimento aos alunos.
Os ex-alunos tem orgulho de ter estudado no Ginásio pois ele era o melhor da região e de lá saíram grandes oportunidades, além de levar o nome de um grande cantagalense.
Descobrimos isso tudo graças às informações dadas por Eva Maria de Paula Bom, Helson Sally e Jucelma Vieitas de Moraes Lisboa.


Laís, Larissa, Valkyrian e João Vitor
6º ano do Ensino Fundamental
Professora Ludmar Lameirinhas Longo

Nenhum comentário: