Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

TEXTO COLETIVO - 3º EM - ENTREVISTA COM EX ALUNOS

Ginásio Euclides da Cunha

Visando resgatar os valores da nossa cultura e refinando o gostar e orgulhar-se de nosso Cantagalo, alunos do 3º ano do Ensino Médio realizaram entrevistas com ex-alunos e professores que conheciam o antigo Colégio Euclides da Cunha a fim de entrelaçar histórias.
O antigo Colégio localizava-se no centro da cidade ao lado do Cantagalo Turismo Hotel, atual Banco do Brasil. O prédio possuía uma arquitetura antiga com entrada por um grande portão dando seqüência a um corredor, que chegava até o pátio, passando pela secretaria e algumas salas que ficavam no térreo.
Os ex-alunos relataram que a rotina escolar era rígida. As aulas eram ministradas de segunda a sábado, havia muita exigência na disciplina e rigor em relação ao uso do uniforme. Muitas comemorações cívicas eram acompanhadas pelos alunos uniformizados.
Como curiosidades podem ser destacadas que no verão as aulas de Educação Física eram às 5h da manhã e que uma das entrevistadas estudou com a neta de Euclides da Cunha.
O fato desse colégio ter se destacado na região e carregar o nome de um grande escritor brasileiro fluminense, cujas obras são conhecidas pelo mundo afora, envaidece e orgulha os alunos que lá estudaram.


Texto coletivo
3º ano Ensino Médio
Professora Karine

Nenhum comentário: