Projeto Raízes da Gente

Projeto Raízes da Gente
Projeto Raízes da Gente - Cantagalo: 200 anos fazendo história e cultivando valoreCantagalo traz em seu nome a história de sua fundação. Vilarejo que cresceu sinuoso com as lavras de ouro em um riacho, cercado de lendas e disputas. Vila que assentou e expandiu entre os limites da mata selvagem e a riqueza do café. Cidade lapidada por seus 200 anos de história. Em nossa cidade há muitos ingredientes diferentes que conferem à sua gente e à sua história matizes de cores, sabores, sons, letras e ciência. A riqueza dos barões, que edificou o precioso patrimônio das fazendas de café, através da lida do povo negro, trazido para nossa região como escravos. As várias levas de imigração, que trouxeram os suíços, os libaneses, os italianos... acrescentando inúmeros traços à cultura local e à feição do nosso povo. Personalidades da Literatura e das Ciências, como Euclides da Cunha, Rodolpho Albino e Chapot Prevost, nasceram em nosso solo e, como nós, são raízes na mesma história. Assim como eles, cada pessoa que nasceu ou escolheu Cantagalo como sua terra, finca raízes, constrói a história e frutifica vivência e saberes.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

TEXTO COLETIVO 1º EM - ENTREVISTA COM EX ALUNOS

Qual o seu nome?
Onde estudou?

As respostas a estas e outras perguntas foram fundamentais para a construção do nosso conhecimento sobre o Ginásio Euclides da Cunha. Os alunos daquela época, desde cedo, entendiam-se como sujeitos conscientes e capazes de desenvolverem e se organizarem no espaço escolar.

Observamos que todos os conhecimentos adquiridos eram frutos da interação professor / aluno / família, com intervenções pedagógicas eficientes e eficazes para que o aluno pudesse ampliar sua perspectiva de mundo.

Ficamos sabendo que alguns entrevistados foram professores de nossos professores, o que diminuiu a distância de tempo entre nós e o Ginásio. Isso nos mostrou que nossos mestres são capazes de oferecer caminhos para que sejamos capazes de construirmos nosso próprio conhecimento.

Texto coletivo
1º E.M.
Professor: Maria de Jesus Cruz Campanati

Nenhum comentário: